28/04/2013

Extremely loud and incredibly close

2012, Stephen Daldry, com Tom Hanks

Um miúdo detective viaja por Nova Iorque em honra da memória de um pai exageradamente espectacular desaparecido no 11 de Setembro. A aventura de Oskar Schell, autista, é universal na luta por dar sentido a um mundo confuso e barulhento.

In the land of blood and honey

2011, Angelina Jolie

Violento e desagradável mundo aquele que corrói até a mais genuína historieta de amor. Gente sombria aquela da guerra dos Balcãs.

14/04/2013

Raso como o chão

Ana Deus e João Sousa Cardoso, Teatro Viriato, 9 Março 2013
A partir da obra homónima de Álvaro Lapa

Uma cantora e um palestrante para mergulhar na vida de um Alentejano que pensou e desafiou as convenções da arte e aprendizagem. Desalinhado, autodidacta, desconfiado do "bem feitinho", bom feitio e academismo.

La delicatesse

David Foenkinos, Stephane Foenkinos, 2012

Somos arrastados para a compaixão pelo estranho e tímido Markus. História de amor improvável e engraçada mas sem exageros nem enjoos lamechas
.

Withnail and I

Bruce Robinson, 1987

Alucinante, desconcertante, tragicómico e espanpanantemente teatral. Nascido de uma trip de álcool, drogas e fatalidade. Dois amigos e um mundo cruel de que se escapa para o campo que guarda medos e ansiedades igualmente aterradoras. Withnail and I quase cria um genre de tão original. Uma viagem homeriana virada ao contrário: pervertida.

Side effects

Steven Soderbergh, 2013

Excedeu largamente as expectativas de um thriller pouco convidativo de aparentemente tão banal. O filme está longe disso. Soderbergh testa-nos numa reflexão sobre o que é a mentira. No seu uso, aplicação e identificação. Fiquei impressionado com o trabalho da actriz principal Rooney Mara e agradado com o de Jude Law.

Django Unchained

Quentin Tarantino, 2012, com Christoph Waltz, Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson

Mais um docinho narrativo de Tarantino. Divertido, aliciante e cheio de ritmo. Responsável por um dos poucos justos óscares de 2013, o de Christoph Waltz para melhor actor secundário. O seu carisma, cuidado na dicção das palavras e finesse são gigantes- E DiCaprio não está nada mal também.

Zero Dark Thirty

Kathryn Bigelow, 2013

Misteriosa e fascinante esta olhadela irresistível para dentro de um mundo - mais ou menos ficcionado -  de algumas das pessoas que durante tantos anos estiveram no encalço do homem mais procurado do planeta. Mostra o papel da tortura, a assimetria da guerra, violência e vingança em larga escala.