27/10/2009

Premiados Doc Lisboa


Passando à de Zé Marôvas
Aurora Ribeiro, 2009

Talvez um cliché nos tempos que passam do cinema Português mas não deixa de nos mostrar um fascinante mosaico de objectos e pessoas em torno da vida do senhor Marôvas. Gostei de o ver lançar o pião, contar histórias, pendurar objectos de metal e conversar no café com os amigos. A sua loja guarda um presente no limiar do desaparecimento em que ele vai pendurando os pequenos retalhos da sua vida.

Pare, Escute, Olhe
Jorge Pelicano, 2009

Crítica assaz, abertamente parcial:contra o desaparecimento da linha do Tua, contra a barragem. Ainda assim o micro-cosmos que retrata, com Trás-os-Montes a preto e branco ou a côres, com colagens de acontecimentos passados e políticos à lá Michael Moore é interessante. Fica a vontade de entrar no comboio e partir para aquela região.

October Country
Michael Palmieri, Donal Mosher, 2009

Uma estranha e preserverante família a braços com um historial de violência e desastre conjugal ao longo de 3 gerações. Reflexão profunda sobre a vida familiar e os acontecimentos no seu seio que tantas vezes nos escapam ao controlo e tanto nos definem.

Petition
Zhao Liang 2009

A dura realidade do impacto dos soluços e das largas imperfeições de que ainda padece o sistema legal Chinês. Um visão muito focada na narrativa de uma mão cheia de personagens que são usadas como exemplo para um tendência maior. Uma chamada de atenção e um aviso para o Governo Chinês e como este ainda tem um longo caminho pela frente para construir uma sociedade mais justa e equilibrada.

The Revolution That Wasn't
Aliona Polunina 2009

Uma imagem escura sobre o que significa ser um político da oposição na Rússia nos dias de hoje. A ansiedade, stress e o complicado cenário em que se tem de navegar, sempre preocupado com a perseguição, repressão e controlo do estado que às vezes parece estar por todo o lado. À repressão adiciona-se os dilemas ideológicos de facções como a Comunista que hoje em dia dá de caras com uma realidade às quais as antigas receitas soviéticas já não respondem.

Sem comentários: