28/11/2009

Megacities

1998, Michael Glawogger

No mínimo "um bocadinho chocante". Histórias extraordinárias de pessoas extraordinárias em mega-cidades extraordinárias. Só em retrospectiva nos apercebemos que aqueles pequenos bocados de realidade tão intensos e surpreendentes representam na verdade o dia-a-dia normal de milhões de pessoas no complexo mosaico deste mundo.

27/11/2009

Padam Padam


Teatro Praga

Texto - José Mendes

Com - Cláudia Jardim, Diogo Bento, Marcello Urgeghe, Patrícia da Silva e Pedro Penim


Teatro Viriato, 27 Novembro

Mágico, deliciosamente destrutivo, expiamos a tensão nesta intensa sessão de non-sense. Um épico intemporal de todos os filmes de catástrofe, um concentrado divertido de ânsia pelo desastre ecológico.

Surrogates - Os substitutos

Jonathan Mostow

Com Bruce Willis

Filme-pipoca. Uma ideia ligeiramente diferente do filme policial de futuro. Nós usamos outro corpo, algumas das implicações são interessantes mas aquela realidade não deixa de ser um pouco rebuscada demais. Entretém um pouco, nem mais nem menos.

22/11/2009

Frost/Nixon

2008, Ron Howard

Um filme transveado de "mockumentary" que nos agarra desde início com as excelentes interpretações de Frank Langella e Michael Sheen. Embora a crítica aponte para o ligeiro exagero na dramatização e para o "empolar" das "armadilhas" de debate de Frost, os diálogos e a batalha de palavras e emoções são surpreendentemente vivos, intensos e reveladores da complexidade de Nixon. Os dilemas interiores que Nixon guarda e tenta conter em vão são bem retratados. Frost cresce durante o decorrer das entrevistas, supera-se quando finalmente se prepara como deve ser.

17/11/2009

1900 - Novecento


1900

Bernardo Bertolucci,1977 - com Robert de Niro, Gerard Depardieu e Donald Sutherland,


Fotografia irrepreensível. A Luz quente de fim de dia e os verdes do Verão inicial, darão lugar ao Outono, Inverno e Primavera do início do século. Esta é a grande metáfora e estrutura do filme. O gramafone na relva. O verde e vazio da quinta dá a certa altura lugar, à medida que as décadas do século XX passam, ao vapor e repleto das máquinas. A história e intriga adensam-se. Um gato é morto à cabeçada. Um lindo carro antigo tem o travão do lado de fora e um cavalo branco chamado Cocaína aparece como prenda de casamento. Mas tudo isto são apartes numa história de personagens interessantes e com profundidade em que, nas palavras de Bertolucci "se deixa a realidade entrar no filme". Uma interpretação interessante da dura e confusa realidade do século dos extremos.

15/11/2009

Eastern Promises

David Cronenberg, 2007

Um diário repleto de esperanças, promessas e histórias pode incomodar muita gente. Olhar sobre um sub-mundo numa Londres de sub-mundos. Um estranho herói de ferro (Vigo Mortensen do Senhor dos Anéis) e pessoas normais no meio de situações desaconselhavelmente perigosas. Cuidado com o falinhas-mansas.

A History of Violence

David Cronenberg, 2005

Uma dúvida constante atravessa o filme. Até que ponto pode uma pessoa superar o seu passado? Esquecer alguém que se arrependeu de ser. Começar do zero? No filme o passado persegue e tenta matar mas o presente responde.

13/11/2009

Playtime - Vida Moderna

Jacques Tati (1967-2004)


Ao início a luta das pessoas, ou de uma pessoa - Tati, contra os edifícios.Os cubículos e a ilusão do moderno, a burocracia e o lado irracional da tecnologia e da exagerada complexidade dos espaços presunçosamente avançados. A televisão que domina as famílias em casa, capturando a sua atenção de forma inexplicável, cómica.O arquitecto que não sabe onde por os pilares, a porta que se transforma num manípulo e o doce caos e apropriação final que a música, a comida e a festa acabam por tornar inevitável. As pessoas passam de andar em linha recta no início do filme para andar aos circulos até ao carrocel-rotunda final. Um filme sem história ou talvez com demasiadas. Como pede Tati, que "o filme começe quando nós saimos da sala de cinema", ou de casa.

Dr Strangelove Or: How I learned to stop worrying and love the bomb


Peter Sellers - George Scott - (1963, 2003)

Crítica deliciosamente assustadora, perversa, cómica e desconcertante da chegada de um mundo nuclear. Da incerteza, da loucura psicológica e dos processos burocrático-militares que a envolvem. Retrata outra época, outro estado-de-mente que era o da guerra fria mas note-se que a grande parte das premissas MAD (mutual assured destruction) que retrata se mantém nos dias de hoje.

08/11/2009

Cidade de Vidro



Paul Auster, Adaptação de Paul Karasik e David Mazzuchelli
2006 Asa editores (1985,2004)


Uma tortuosa, bizarra e estranha procura por Peter Stillman da parte de Quinn (Paul Auster) que viaja de escritor para detective. Quinn auto-destrói-se não se sabe bem se por esperar, por não encontrar ou por não compreender. Uma poética metáfora da ingrata busca por padrões e sentido nas complexidades da sociedade contemporânea.