27/04/2016

Verdes Anos


Paulo Rocha, 1963
Com Isabel Ruth, Rui Gomes, Ruy Furtado, Cândida Lacerda

Estonteante esta Lisboa de modernidade adolescente. Limpa e inquietante, parece que Júlio adivinhou o lado negro do futuro da cidade e, focado apenas nisso, enlouquece. Ilda, tão bela e tão pura, arrebata a cidade, quer conquistá-la, mas falha. O provincianismo mata, ou fio a cidade?



A conquista do Pólo Sul

Manfred Karge, Beatriz Batarda, 2016, São Luiz
Com Bruno Nogueira, Nuno Lopes, Ana Brandão, Flávia Gusmão, Miguel Damião, Nuno Nunes, Romeu Costa

Esta viagem conquista o Pólo mais a sul de todos, o que está em nós: frio e solitário. Resgatado pela amizade, a quimera vai prosseguindo mágica, difícil e dolorosa, mas sempre prosseguindo. Os falhanços de Shackelton e amigos não serão eles, de facto, mais meritórios do que o sucesso do Slupianek? Eu acho que sim.


Il nome del figlio

Francesca Archibugi, 2015
Com Alessandro Gassman, Rocco Papaleo

Sobre a amizade e irmandade. Surpreendente e divertido. Simples. Ao longo de um jantar viaja-se pela vida passada, abrem-se e cauterizam-se feridas e ri-se muito. Benito é um nome assim tão grave, tão mau? Cuidado com a ameixa.

01/04/2016

Posto Avançado do Progresso

2016, Hugo Vieira da Silva
Com Nuno Lopes, Ivo Alexandre, David Caracol

Enorme beleza. Juntamente com José de Mattos e Sant'Anna, somos rapidamente capturados naqueles poucos metros junto ao posto avançado que, de progresso, tem pouco. Capturados, apesar da conhecida imensidão e beleza da selva africana. Esta apresenta-se como um lento, belo e aborrecido pesadelo. Sem a exuberância e os clichés ao por-de-sol encarnado. Necessária metáfora para o colonialismo, para a ridícula e solitária construção da sua identidade. Queremos beber, jogar à sueca e medir árvores à medida que enlouquecemos. Mas não tanto que fosse necessário acelerar até àquela morte.

Trois couleurs:blanc

1994, Krzysztof Kieslowski
Com Zbigniew Zamachowski, Julie Delpy

Belíssimo conto sobre a igualdade e falta dela, na integração num novo país, na reciprocidade do amor, na vingança, por vezes tão crua na sua espontaneadade como quando perversamente planeada.


Steve Jobs

Danny Boyle 2015
Com Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen, Jeff Daniels,Sarah Snook

Curiosa estrutura escolhida para o filme, cujos blocos de cenas terminam antes do climax da apresentação de cada novo produto. Tudo lhe acontecia antes disso. Conhecemos o seu temperamento difícil, desconexão familiar e brilhantismo.

Spotlight

Tom McCarthy, 2016

Com Mark Ruffalo, Michael Keaton, Liev Schreiber, Rachel McAdams, Stanley Tucci

Inspirador. Excelentes actores. Quasi-documentário sobre os dilemas e as dinâmicas do jornalismo moderno. Um exemplo e ode a uma profissão amada e abalada.