Num jantar, Fernão Mendes, ou seja, Fernando Mendes, sim, Fernando Mendes, pai do chefe da casa civil, o mordomo-mor, estava a jantar com o Rei e entourage, incluindo os "inimigos" Sancho Nunes, da casa militar.
Durante o jantar, Fernando Mendes, deixa, sem querer, escorrer um pouco de natas para fora da boca e pela barba.
Os Sancho Nunes partem o côco a rir, a gozar com ele.
Fernando Mendes jura vingança naquele jantar.
Fernando Mendes rouba a mulher de Sancho Nunes-pai, com a qual fica por consentimento de D. Afonso Henriques, e também arrasa os domínios de outro gajo que lá estava sentado a rir-se.
Fim
Fontes:
p. 64 "E este foi o que levou, por prema [zanga] de el-rei D. Afonso o primeiro de Portugal uma irmã que [o rei] tinha casada com D. Sancho Nunes, porque se riram dele ante elrei por um pouco de nata que lhe corria da boca, sendo hi comendo"
'História concisa de Portugal', José Hermano de Saraiva
"Na outra pequena narrativa dos Livros de Linhagens onde surge D. Afonso Henriques, vemos o rei comendo em Coimbra na companhia de alguns dos seus cavaleiros, entre os quais dois familiares seus por afinidade, D. Sancho Nunes, referenciado como seu genro, e D. Gonçalo de Sousa, referenciado como marido da sua neta15, e ainda D. Fernão Mendes, o Bravo, senhor de Bragança. Este último torna-se motivo de chacota por parte do grupo próximo do rei, em razão de “ũa pouca de nata que (lhe) caíra pela barva”. Reagindo mal a esses risos, segue-se a ira do despeitado senhor de Bragança contra o rei e os seus fidalgos, só aplacada, segundo reza a “estória” quando este finalmente cede e lhe dá a própria filha (que subtrai ao legítimo marido, Sancho Nunes) e as terras de D. Gonçalo de Sousa, obtendo assim o desagravo contra os dois cavaleiros “chufadores”".
Graça Videira Lopes http://www.fcsh.unl.pt/docentes/gvideiralopes/index_ficheiros/modelo.pdf
http://domsanchoprimeiro.blogspot.pt/2007/07/o-alinhamento-dos-mordomos.html
Sem comentários:
Enviar um comentário