22/11/2015

O Inverno do nosso descontentamento

John Steinbeck
Livros do Brasil
1962 -2006

Carregado de simbolismo tráfico. A corrupção e ganância geral corrompem lentamente a bondade e dignidade de Ethan. Pouco terá mudado?


p. 24 Uma manhã inteira não é uma coisa, mas muitas. Muda não só em intensidade de luz, crescente primeiro, para declinar depois, mas em textura, em humor, em tom e em matizes, deformada pelos mil pormenores de uma estação, o calor ou o frio, a calmaria ou os diversos ventos, diferindo nos cheiros, nas construções feitas pelo gelo ou pela erva, nos rebentos, nas folhas ou nos ramos secos e nus. E como o dia muda assim mudam também os seus actores: insectos, pássaros, gatos, cães, borboletas e pessoas.

O dia tranquilo e interior de Ethan Allen Hawley acabara. O homem que varria o passeio com gestos de metrónomo não era o mesmo que podia falar aos alimentos em conserva. Já não era o unimus unimorum. Amontoava as pontas de cigarros, os papéis dos bombons, as folhas das árvores e o vulgar pó, para depois empurrar tudo para a valeta, onde ficaria à espera do pessoal da limpeza e do seu camião.

p 65 Uma fortuna imaginária tem tanto valor como qualquer outra, até porque todas elas o são mais ou menos.

113 Por hábito, sempre deixei para amanhã o tomar uma decisão. Então, quando um dia disponho de tempo suficiente para estudar o problema, encontro-o já completo, resolvido.

p 114 Um dia em que, sentado junto ao leito, eu velava o doente, um monstro surgiu da minha água negra. Fui tomado do desejo de matar Dennis, de o degolar com os dentes. Os músculos das minhas mandíbulas contraíram-se e senti os lábios arrepiarem-se como os de um lobo prestes  a matar.
Quando tudo acabou, angustiado e com sentimento de culpa, confessei-me ao médico que assinou a certidão de óbito.
- Qual é a causa? Eu gostava dele.
- Uma reminiscência ancestral, talvez. Um retorno à época em que um ferido ou um doente eram um perigo para a tribo. Certos animais e a maior parte dos peixes dilaceram e devoram um irmão enfraquecido.

131 Pobre, ela é invejosa. Rica, será desprezível. O dinheiro não cura a doença. Só modifica os sintomas.

184 Possuo cinco bons fatos. Uma quantidade apreciável para um caixeiro de mercearia. Acariciava-os com os dedos. Chamava-lhes Old Blue, Sweet George Brann, Dorian Grey, Burning Black e Dobbin.

190 Nos negócios, como na política deve-se abrir caminho a golpes de machado. Uma vez triunfante, pode-se ser magnânimo e amável .., mas primeiro é preciso atingir o objectivo.

199 As comunidades, tal como os homens, têm os seus períodos de saúde e de doença, de juventude e de velhice, de esperança e de desalento.

202 Ode a Junho.

229 As pessoas que dizem não ter tempo para pensar surpreendem-me. Pela minha parte, posso pensar em duas coisas ao mesmo tempo. Pesar legumes, falar da chuva e do bom tempo com os fregueses, discutir com a Mary ou amá-la, zangar-me com as crianças. Não ter tempo de pensar deve equivaler a não ter vontade de pensar.

230 Poder e sucesso estão acima da moralidade e da crítica. O único castigo é o insucesso.

Sem comentários: